Marcadores

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

NATAL - UMA DATA PARA SER CELEBRADA!



Existe hoje uma grande polêmica no seio da comunidade cristã sobre se deve ou não comemorar o natal. Aqueles que são contra a comemoração do natal, dentre outros argumentos,  entendem que seria errado comemorar o natal, alegando que o natal tem origem pagã, pois remonta aos tempos do império romano onde seguidores de uma seita dedicavam o dia 25 de Dezembro para festividades ao Sol invicto, os seguidores deste ídolo eram chamados de Mitra. Outro argumento utilizado é o de que não há registros históricos sobre a data precisa do nascimento de Jesus, sendo o dia 25 uma mera convenção humana e, ainda, que igreja primitiva não comemorava o nascimento de Jesus etc.
A despeito das opiniões contrárias, algumas até bem fundamentas sob o ponto de vista histórico, todavia,  filio-me àqueles que entendem  que o natal deve ser comemorado pelos cristãos, pois Jesus é o nosso verdadeiro Sol da Justiça, digno de ser lembrado e celebrado, vejamos:
 Mal.4v. 2 "Mas vós, os que temeis o meu nome, nascerá o Sol da Justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerro da estrebaria."
Acredito veemente que o verdadeiro Sol da Justiça brilha sobre nós. Isto é um fato que os Cristãos deveriam refletir, o verdadeiro Sol da Justiça assumindo o lugar de qualquer outro impostor. O fato então do natal ser comemorado no dia 25 de dezembro na verdade é um sinal de triunfo do bem sobre o mal, da luz sobre as trevas, é o nome de Jesus sendo glorificado. È uma feliz coincidência, deveríamos nos alegrar por isto.
Entendo que o maior interessado em não se celebrar o nascimento de Jesus é o próprio satanás, pois a Bíblia fala que uma das características do anticristo é negar que o Senhor Jesus veio em carne, justamente isto que se declara no natal o nascimento físico (em carne) do Senhor Jesus. Satanás se levanta contra tudo aquilo que glorifica a Deus, especificamente no que tange ao natal,  procura incutir na mente das pessoas até mesmo bem intencionadas que não é correto comemorá-lo, e mesmo, quando os Cristãos comemoram o natal, podemos ver as artimanhas do inimigo no sentido de procurar desvirtuar o verdadeiro sentido do natal levando as pessoas a verem no natal uma festa de meras comilanças e consumismo, onde o nome de Jesus pouco é lembrado. Ou ainda levanta uma personagem que tira o foco da pessoa de Jesus, como o tão festejado “papai Noel”, infelizmente satanás tem conseguido fazer com que muitos dêem mais ênfase ao lendário velhinho de barbas e cabelos brancos do que mesmo ao Senhor Jesus Cristo.
Ora se os próprios anjos de Deus celebraram o seu nascimento, juntamente com os pastores de Belém e reis magos, que viajaram longas distâncias para celebrar o advento do Messias O honrando com presentes valiosos, porque não deveríamos honrar uma data tão significativa, onde simplismente comemora o nascimento daquele que dividiu a história em duas etapas, antes e depois Dele, ou seja, após o seu advento o mundo nunca mais foi o mesmo e nem o será.
Quanto ao fato de não haver registro acerca da comemoração do natal pela igeja primitiva por si só também não invalida o natal, pois muitas práticas da igreja primitiva, além do natal, também não são praticadas hoje, como, por exemplo, a divisão de bens, alimentação em comunidade etc, ou seja, algumas práticas caíram em desuso outras foram assimiladas, como é o caso do natal.
Entendo ainda que o simples fato de não haver registros sobre a data precisa do nascimento de Jesus não tem o condão de anular o sentido do natal, uma vez que o que importa é a intenção, a disposição interior em honrar ao Senhor, a data é um detalhe racionalista, sem a menor importância.
Então, FELIZ NATAL A TODOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário