Marcadores

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Para se viver um milagre!





Texto Base: Lc 8.40-56

O texto em destaque nos mostra um poderoso milagre operado por Jesus na vida da filha de Jairo. Neste artigo, o Espírito Santo inspirou-me a refletir sobre tudo aquilo que Jairo teve que vencer para que o milagre pudesse acontecer. Se olharmos superficialmente para texto parece que foi simples, mas sinceramente não foi. Jairo teve que perseverar para que o milagre acontecesse. Muitos de nós, muitas vezes queremos um milagre em nossa vida, mas não estamos dispostos a nenhum sacrifico e nem queremos esperar.  Afinal, vivemos a era do “micro-ondas”, queremos tudo muito rápido e no mundo espiritual nem sempre as coisas funcionam assim.
Quem era Jairo? Esta é a primeira questão que precisa ser respondida. A própria Bíblia nos informa que Jairo era um líder de êxito,  “o principal líder da sinagoga”(Lc 8.41), ou seja, não era um qualquer, não tinha um emprego qualquer, não tinha uma posição social qualquer, mas era alguém, para o contexto da época, que exercia uma posição de singular influência dentro daquela comunidade. Todavia, Jairo embora tivesse uma posição social privilegiada diante dos seus pares, não êxitou  em buscar ajuda para aquele que realmente tinha todo o poder para ajudá-lo a pessoa bendita do nosso Senhor Jesus Cristo. Observamos então que a primeira barreira que Jairo teve que vencer foi a sua própria reputação, ou seja, o conceito que as pessoas tinham ao seu respeito.
 Ora, se realmente quisermos a manifestação de Deus em nossas vidas, não podemos ficar apegados a posições terrenas e glória dos homens, infelizmente, nem todas tem esta coragem e desapego de Jairo, mas ficam mais preocupados com as suas conquistas e posições a agradar verdadeiramente a Deus. Muitas vezes, as pessoas não se aproximam do Senhor Jesus, aquele que realmente tem poder para ajudá-las e levá-las para o céu justamente porque temem o julgamento das pessoas, estão preocupadas demais com a sua reputação. Muitos pensam: “ o que vão pensar de mim, quando virem a mim freqüentando uma igreja de crente”; “nossa eu tenho uma posição importante na sociedade, não posso mim expor freqüentando uma igreja evangélica” etc. É infelizmente, embora pareçam absurdas tais hipóteses, mas ainda tem muita gente pensando assim. Muita gente perdendo a bênção, e até mesmo perdendo a salvação, justamente porque continuam no seu mundinho de pequeno poder e influência, mas longe do Senhor.
Outro ponto que considero importante é que quando Jairo veio até Jesus prostrou-se diante do Senhor em adoração e o Senhor então começou a caminhar com ele em direção a sua casa. Todavia, neste percurso muita coisa aconteceu. Vemos que no caminho uma mulher com hemorragia foi curada antes de Jairo receber o milagre na vida da sua filha(Lc 8.48). Não parece frustrante, você estar com uma  filha morrendo e Jesus dar prioridades a outras pessoas no meio do caminho. Se quisermos a bênção de Deus temos que aprender a esperar no Senhor. Quem dita a agenda de milagres não somos nós, mas o Senhor. Ele tem a sua agenda e sabe a hora exata de nos abençoar.  Infelizmente, muita gente para neste  ponto do caminho. Começa a caminhar com o Senhor e querem que as coisas aconteçam no tempo delas, e quando assim não acontecem se entristecem e aborrecidas afastam se do caminho do Senhor.  Não incorra neste erro, saiba que nós é que temos que nos ajustar ao tempo de Deus e não Ele ao nosso.
Considere também a questão da crítica vinda de pessoas incrédulas e derrotistas. Lembre-se satanás sempre procurará tirar o nosso foco do Senhor e das suas promessas. Portanto, devemos estar consciente desta arma usada pelo inimigo das nossas almas. Este ponto é de vital importância para quem quer viver um milagre de Deus. Observe que quando Jesus estava próximo à casa de Jairo vem alguém, diz as Escrituras informando que a filha de Jairo já estava morta(Lc 8.49), imagine o que se passa  na cabeça deste pai numa horas destas,(misericórdia!), não gostamos nem de pensar, não é verdade!?Reiteramos, Satanás sempre procurará gerar em nosso coração um sentimento de impotência e  derrotismo, para isto usará pessoas fracas na fé, muitas vezes, bem próximas de nós, às vezes um parente, amigo, colega de trabalho etc, mas a exortação do Senhor para Jairo, vale também para nós: “Não temas, tão-somente creia!” Esta exortação foi um desafio para a fé daquele pai, e é de certa forma um desafio para nós hoje também, num mundo cada vez mais racionalista, frio, distante da Bíblia e de Deus, temos que continuar crendo, tão-somente crendo no Senhor e na sua palavra.
Outra questão a ser relevante para quem quer viver um milagre de Deus é justamente ter a coragem de afastar da sua vida todas aquelas pessoas que atrapalham a sua comunhão com Deus, que acabam atrasando as  bênçãos de Deus na sua vida.  Tenha coragem de arrancar da sua vida, as pessoas erradas. Não podemos trazer para a nossa intimidade pessoas que não comungam da mesma fé, valores e princípios.  Vejam que até mesmo Jesus para operar este milagre teve que retirar algumas pessoas daquela cena, veja o que está escrito em Lc 8.51. Acredite, tem gente realmente  atrapalha! Não quero dizer com isto, que devemos nos isolar das pessoas, não ter amizade com ninguém que não seja da mesma fé, etc. Não é bem isto, que estamos orientando, nem esta é a vontade de Deus. Na verdade, a palavra nos orienta é que devemos ter um bom convívio com todas as pessoas, na medida do possível. Todavia,  a nossa privacidade não pode ser dividida nem compartilhada com qualquer um. Este é o ponto. Não permita que isto aconteça, se realmente deseja viver um tempo de milagres em sua vida!


Obs: Sermão ministrado pelo Pr Guimarães na ICB do Anchieta, no dia 13/05/2011, no Culto de Milagres!

Nenhum comentário:

Postar um comentário