Marcadores

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Altar do recomeço



 " Então edificou Noé um altar ao Senhor, e tomando de todos os animais  limpos, e de todas as aves limpas, ofereceu holocaustos sobre o altar" Gn 8.20


Altar fala de aliança, sacrifício, consagração e adoração a Deus. No texto bíblico em destaque Noé ergue um altar a Deus logo que sai da arca e oferece sacrifícios sobre o mesmo. Podemos chamar este altar como o altar do recomeço, pois Noé e sua família estavam partindo para algo novo, uma nova etapa para suas vidas. Iniciava-se um novo ciclo para a história da humanidade, uma nova aliança - pós-diluviana.
Noé espontaneamente ergue um altar a Deus selando assim aquela nova etapa com sacrifício ao Senhor Deus. Algo que de acordo com o texto bíblico foi agradável a Deus, e logo em seguida, como consequência daquele sacríficio o Senhor Deus renova a sua aliança com Noé e suas futuras gerações, vejamos:

"O Senhor sentiu o cheiro suave, e disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do homem é má desde a sua meninice. E jamais tornarei a ferir a todos os seres viventes, como fiz.Enquanto a terra durar, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite."(Gn 8.21,22)

Extraimos como lição da atitude de Noé em levantar um altar a Deus, que devemos colocar Deus em primeiro lugar em todos os nossos projetos. A primeira coisa que Noé fez foi levantar um altar a Deus. Muitas pessoas tem tudo para romper, tem grandes ideias e projetos, mas esquecem de consagrá-los a Deus. Coloque Deus na frente em tudo que fizer e certamente Ele o honrará.
A vida é cíclica, ou seja, existem ciclos, etapas a serem cumpridas. Talvez, a exemplo de Noé você esteja também iniciando ou recomeçando uma nova etapa em sua vida. Logo, não se esqueça o segredo da vitória e colocar Deus sempre em primeiro lugar.
Portanto, não basta recomeçar tem que recomeçar certo, ou seja, Deus tem a primazia em todos os nossos recomeços. Deus não nos honrará quando Ele não é lembrado. Portanto, coloque Deus no começo e Ele certamente estará no final.
Observe também que Noé ofereceu sacríficos sobre o altar e o sacrifico foi de animais limpos. Noé não ofereceu no altar restos, coisas imundas ou sem importância, mas colocou animais limpos. Portanto, vemos aqui também um principio correto para os nossos sacrifícios a Deus, devemos oferecer a Deus sempre o melhor. O melhor da nossa adoração, o melhor do nosso tempo, o melhor da nossa renda. Ofereça a Deus o melhor e não o pior.
Ao oferecer animais limpos Noé estava sacrificando coisas separadas para a sua alimentação, lembrando que os animais limpos eram empregados na alimentação. Noé tirou do seu sustento para sacrificar, não olhou para as suas necessidades, mas ofereceu a Deus o seu melhor.
O sacrifício de noé agradou  a Deus e garantiu um favor divino para as futuras gerações. Ainda hoje, de certa forma, estamos usufruindo das consequências advindas da aliança noética.
 Tudo o que fazemos hoje repercutirá nas nossas vidas e também sobre os nossos descendentes. Aleluia!
Por fim, fica o exemplo de Noé para nós, vamos levantar altares a Deus, ou seja, consagrarmos a Deus os nossos projetos, oferecer o nosso melhor e certamente o Senhor se voltará para nós com misericórdias e bênçãos!

2 comentários:

  1. ESSA PREGAÇÃO FOI MUITO ESPECIAL, ME INSINOU MUITO E VERDADEIRAMENTE RECOMEÇEI DE NOVO. SOU UMA NOVA CRIATURA EM CRISTO.

    ResponderExcluir
  2. Amém! Vc é uma jovem de Deus, continue firme neste chamado, o Senhor é contigo!

    ResponderExcluir