Marcadores

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

DESCE DESSA FIGUEIRA DEPRESSA!




Lc 19.1-10

Jesus passava por Jericó onde vivia Zaqueu um cobrador de impostos rico e desonesto. A Bíblia diz também que Zaqueu desejava ver Jesus, porém não podia porque era de baixa estatura e entre ele e Jesus havia uma grande multidão que o impedia.
Vamos fazer uma reflexão então sobre os fatores que impediram Zaqueu de ter um encontro com Jesus.
Primeiro, a sua baixa estatura – A baixa estatura era uma limitação física que o impedia de ver Jesus por mais que se esforçasse, ficasse nas pontas dos pés ou esticasse o pescoço de nada adiantou. A limitação física de Zaqueu, numa abordagem espiritual, é algo que afeta toda a humanidade, fala da natureza adâmica, a total depravação da humanidade caída, que nos impede de viver em comunhão com Deus por nossos próprios recursos. Só podemos chegar a Deus através do vivo caminho Jesus Cristo. Sem Ele todos os nossos esforços tornam se pó.

Segundo, a multidão – Ai está verdadeiramente uma barreira difícil. A multidão é a de sempre! No meio da multidão encontra-se todo tipo de tendências, facções e interesses escusos. Na multidão impera a crítica e o ceticismo. Se alguém optar em ouvir a multidão jamais terá um encontro com Cristo. E pior o de tudo é que esta multidão continua falando e falando alto, principalmente no tempo em que vivemos - era midiática - a voz da multidão foi em muito potencializada e se manifesta através de ataques a fé cristã e principalmente aos seus líderes. Todos os dias nos deparamos com ataques gratuitos a nossa fé. Não foi à toa que Jesus disse do alto da cruz: “Pai perdoa porque não sabem o que falam”.
Terceiro, a figueira brava – Numa primeira análise do texto a impressão que se tem é a de que a figueira brava tenha ajudado Zaqueu a ter o encontro com Jesus, mas na verdade nada acrescentou, uma vez que o próprio Senhor Jesus ordenou que Zaqueu descesse depressa daquela figueira.
Cabe a seguinte reflexão, quantas pessoas no desespero de ter uma experiência ou encontro com Deus acabam subindo em verdadeiras figueiras bravas. Foi o que aconteceu com Zaqueu ele estava ansioso por encontrar com Jesus e optou por cortar caminho, estava acostumado a fazer isto na sua vida desonesta, sempre deu um jeitinho de conseguir as coisas. Mas no mundo espiritual não há espaço para jeitinho, tem que descer da figueira brava se quiser encontrar com Jesus.

A figueira brava fala da religião – esforço que parte do homem no sentido de se religar a Deus. A atitude de Zaqueu remete à mesma atitude de Adão e Eva quando foram confrontados por Deus, após a queda, tentaram cobrir a sua nudez justamente com folhas de figueira., todavia, o próprio Deus fez roupas com pele de cordeiro para vestir os mesmos, ou seja, só Deus pode cobrir a nossa vergonha espiritual o que foi feito através do sacrifício do Cordeiro de Deus, Jesus Cristo na cruz do calvário. Portanto, a figueira representa todos os sistemas falidos de religiosidade do homem de se alcançar a Deus. Muitas pessoas, de boa fé, se envolvem em práticas religiosas que jamais as conduzirão a Deus, uma vez que o único caminho que conduz a Deus é Jesus Cristo, o Messias, filho de Deus.
A Bíblia nos informa que depois que Zaqueu desceu da figueira Jesus entrou na sua casa e disse, hoje a salvação entrou nesta Casa. Aleluia! Desça da figueira que você porventura se encontre e tenha um encontro maravilhoso com o Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário