Marcadores

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

FORTALEÇA O SEU CORAÇÃO NO SENHOR

Texto Base: (1Sm 30.1-20)

Este texto narra um dos momentos mais dramáticos da tragetória de Davi. Quando o mesmo foi dispensado de guerrear ao lado do dos filisteus, retornando para sua cidade fortaleza Zilacge e a encontra devastada pelos amalequitas, que deram contra ela sem piedade, atearam fogo em tudo e levaram cativos esposas e crianças. A cena foi devastadora, os soldados de Davi e o próprio choraram amargamente, de forma, que já não tinham mais lágrimas para chorar. Nesse momento de dor os seus liderados cogitaram até mesmo a possibilidade de apedrejarem o seu líder Davi. Quanto desespero! Quanto dor!
Assim como Davi quantos vezes também somos surpreendidos pelo inimigo, muitas vezes estamos envolvidos em tantas batalhas, mas nos esquecemos da nossa cidade fortaleza, ou seja, a nossa família, cônjuges e filhos. Uma derrota nesta área tira o brilho de qualquer vitória. Não há vitória que possa compensar um casamento falido, um filho nas drogas etc.
Todavia, algumas atitudes chamam a minha a atenção em Davi - não é à toa que Senhor o tenha escolhido entre tantos - neste momento em que todos choravam e se angustiavam, não que seja errado chorar, o próprio Davi chorou até não ter mais lágrimas para chorar, conforme registrado no texto.  Vejamos:
Fortaleceu-se no Senhor.  Isto o diferenciava dos demais, enquanto todos choram, ele se fortalece em Deus! Aleluia! Portanto, se nesse momento você estiver atravessando um momento de adversidade, contra ataque do inferno, etc, lembre-se que o Senhor quer te fortalecer! Ele fortalece os abatidos. O cair é do homem, mas o levantar é de Deus. Muitas pessoas nos momentos de crise buscam refúgio nas drogas, no pecado etc. No entanto, a melhor opção é buscar o fortalecimento em Deus, como fez Davi!
Não eleja um culpado. Outro aspecto, não vamos buscar culpados entre irmãos, a exemplo dos amigos de Davi, que o queriam apedrejar. Temos uma tendência de querer sempre escolher um culpado pelas desventuras da vida, mas ao invés de eleger um culpado, vamos buscar em Deus solução e resposta para os problemas da vida.
Busque as pessoas certas. A Bíblia diz que Davi se levantou  e foi ao encontro do Sumo Sacerdote, orou com Ele. Consultaram a Deus juntos. Quem você tem buscado na hora da dor, em meios as crises. Temos que buscar pessoas que podem realmente nos ajudar. Não adianta nada você contar seus problemas com quem não pode lhe ajudar. Busque as pessoas certas. Busque as pessoas comprometidas com Deus!
Dependa de Deus. Davi consultou ao Senhor sobre aquele problema. A Bíblia informa que o Senhor respondeu ao clamor de Davi, autorizando o mesmo a perseguir o inimigo e liberando  sobre ele uma promessa de vitória, a saber,  que alcançaria o inimigo e traria de volta o que foi roubado. Logo, amados nunca faça nada sem o direcionamento de Deus, desenvolva sua audição espiritual, quantas pessoas estão em dificuldades porque agiram sem uma orientação clara do Senhor. Entraram em relacionamentos errados, fizeram negócios errados, se envolveram em situações erradas, etc.  Quando dependemos do Senhor, Ele tem o compromisso de nos honrar e abençoar.
Fique atento aos sinais de Deus. A Bíblia nos informa que assim que Davi partiu em perseguição ao inimigo, algo peculiar aconteceu, eles se depararam com um soldado doente abandonado a beira do caminho, todos passavam longe dele, mas Davi se interessou por ele, dando lhe comida e tratando as suas feridas. Ele nem imaginava que aquele desvalido seria os seus “olhos” no deserto. Conquanto, Aquele egípcio levou Davi justamente ao acampamento do inimigo! Portanto, estejamos atentos aos sinais de Deus, pois Ele sempre provê circunstâncias e pessoas para nos ajudar!
Por fim, acredite! Não há nada que Deus não possa mudar. Ao chegar ao acampamento do inimigo, os mesmos faziam festa com os bens roubados. Davi e seus guerreiros os atacaram de forma que libertaram todos os prisioneiros e restituíram todos os bens que haviam sido roubados. O inferno pode até já estar fazendo festa com algo que é seu: Talvez, o seu casamento, um filho, finanças, etc. Mas Deus é poderoso para reverter qualquer situação. Nada é definitivo. Não há nada, absolutamente nada que Deus não possa mudar em nosso favor!
               

                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário